Comissão do Mercado de Capitais realiza Cerimónia de Encerramento da VIII Edição da Semana Mundial do Investidor

teste

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) concluiu no dia 11 de Outubro de 2024, as actividades presenciais da VIII Edição da Semana Mundial do Investidor (SMI), que este ano teve como tema "Finanças Sustentáveis, Cripto Activos e Finanças Digitais". 

 

O evento, que decorreu durante toda a semana, em diversos formatos, foi marcado por uma ampla variedade de mesas-redondas, workshops e participações em programas em canais televisivos e radiofónicos, com o objectivo de promover a literacia financeira e a protecção do investidor.


A cerimónia de encerramento, realizada na Academia BAI, contou com a presença da S.Exa. Secretária de Estado para o Ensino Superior, Dra. Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida. O evento, iniciou-se com um momento cultural com a exibição da peça teatral apresentada pelos Jovens da Mulemba, que abordou o tema "A importância da Poupança e o Investimento".

 

Em seguida, realizou-se uma mesa-redonda dedicada ao tema “ESG no Mercado de Capitais”, contando com a participação de representantes da Sonangol E.P., da Lwei Mansamusa Brokers – SCVM, S.A. e da BFA Gestão de Activos – SGOIC, S.A. O painel procurou explorar as práticas de investimento responsável com um enfoque particular em como os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) estão a moldar o futuro dos mercados de capitais.

 

Por fim, foi feita o lançamento da IV Edição do Concurso CMC e as Universidades (CMC&U) que contou com a apresentação do regulamento do concurso e critérios de participação.


Entre os destaques da semana mencionam-se as diversas actividades realizadas, tais como:

  • A cerimónia de abertura ocorrida no dia 07 de Outubro de 2024, pelas 09h00, nas instalações da Academia BAI, que contou com o discurso de abertura proferido por Sua Exa. Sra. Ministra das Finanças, Dra. Vera Daves de Sousa, tendo sido lançado neste dia a Colectânea de Estudos e Artigos da CMC;

 

  • Workshops sobre "Tecnologia no Mercado de Capitais" e "Fundamentos do Mercado de Capitais e Finanças Digitais", realizados nas seguintes universidades: Universidade Agostinho Neto (UAN), Universidade Católica de Angola (UCAN), Universidade José Eduardo dos Santos do Huambo e Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT);

 

  • Participação em programas televisivos e radiofónicos abordando temas como “Educação Financeira na Protecção do Investidor & A Importância da Poupança”, “Educação Financeira na Protecção do Investidor & Literacia Financeira Digital”, “Desafios da Literacia Financeira Digital” e “Mulheres Negócios e Mercado de Capitais: Como investir no Mercado de Capitais”;

 

  • Lançamento de artigos sobre a “Educação Financeira no Centro da Transformação Global" e “A venda a Descoberto: Um Novo Horizonte para o Mercado de Valores Mobiliários e Instrumentos Derivados em Angola", promovido pelo Jornal Expansão, também foi um dos pontos altos da semana, destacando a contínua produção de conhecimento sobre o sector em Angola.


A Semana Mundial do Investidor 2024 contou com a participação de diversas entidades protocolares, instituições financeiras patrocinadoras, nomeadamente a Sonangol E.P., o Banco BAI S.A., a BFA Gestão de Activos – SGOIC, S.A., a Hemera Capital Partners Securities – SDVM, S.A., a Áurea – SDVM, S.A., a BODIVA – SGMR, S.A., a Prospectum Capital – SCVM, S.A., a Lwei Mansamusa Brokers – SCVM, S.A., a Kyros – SDVM, S.A., o Banco Millennium Atlântico, S.A., o Standard Gestão de Activos – SGOIC (SU), S.A., o Standard Invest – SDVM (SU), S.A. e a Crowe Horwath Angola – Auditores e Consultores, S.A, bem como estudantes universitários.


O evento culminou numa reflexão sobre as Finanças Sustentáveis, Cripto Activos e Finanças Digitais, bem como o papel fundamental da educação financeira e da protecção do investidor, temas que continuarão a ser uma prioridade para a CMC.

 

Esta semana serviu como um momento onde reafirmou-se o compromisso da CMC com a promoção de um mercado de capitais seguro, transparente e inclusivo, incentivando a participação de todos os sectores da sociedade angolana.