Como Investir no Mercado de Capitais
O mercado de capitais compreende o conjunto de instituições, instrumentos e processos que possibilitam a transferência de recursos, de forma eficiente, entre os agentes económicos que pretendem financiamento para os seus projectos e os agentes económicos que dispõem de poupança e pretendem rentabilizá-las.
Este segmento dos mercados financeiros contribui para o crescimento e desenvolvimento económico de Angola na medida em que permite as empresas terem acesso a recursos financeiros para o (abertura ou expansão) através da emissão de instrumentos, tais como, acções, obrigações corporativas, títulos de participação e papel comercial.
Por outro lado, possibilita aos poupadores outras modalidades de investirem e rentabilizarem as suas poupanças através dos instrumentos existentes na praça para o efeito, entre os quais, acções, obrigações corporativas e do tesouro, unidades de participação em fundos de investimento.
Portanto, apresentamos resumidamente o passo-a-passo para investir no mercado de capitais angolano:
- O investidor deve escolher o Agente de Intermediação e verificar se o mesmo está registado na CMC e na BODIVA.
- O agente de intermediação deve avaliar o seu perfil de investidor, para propor a estratégia de investimentos que melhor se adequa aos seus objectivos de investimento e situação financeira, bem como assegurar que dispõe de conta bancária (banco comercial) e de uma conta custódia (CEVAMA), para garantir a ocorrência das transacções financeiras e tutelar os valores mobiliários adquiridos.
- O investidor deve informar-se sobre os custos e comissões associados, exigindo toda a informação necessária e com impacto na rentabilidade do investimento.
- O investidor deve ordenar a compra ou venda dos valores mobiliários disponíveis no mercado, através do seu agente de intermediação, conforme a estratégia de investimento por si aprovada.
Lembre-se que o conjunto de informações disponibilizadas pelo agente de intermediação deve garantir que o investidor compreende as características e riscos do instrumento que pretende investir. Entre as quais destacamos:
- As características e o preço do instrumento financeiro;
- O custo dos serviços prestados pelo intermediário e outras comissões aplicáveis;
- A rendibilidade e o risco específico de cada tipo de investimento;
- O modo e a periodicidade da prestação de outras informações que permitam o acompanhamento do investimento realizado.
Para mais informações, pode consultar informação adicional, que ajudará a estar melhor informado sobre as características do mercado de capitais angolano e os requisitos necessários para fazer investimentos com segurança.