CMC celebra Dia Mundial da Poupança com palestra na Província do Bengo

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), no âmbito das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Poupança, celebrado internacionalmente no dia 31 de Outubro, realizou uma palestra com tema “Poupe Hoje e Salvaguarde o Seu Futuro” destinada aos estudantes universitários do Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) do Bengo.
A CMC começou por celebrar o Dia Mundial da Poupança no ano de 2015, em parceria com os outros reguladores do sistema financeiro, com a realização de campanhas de sensibilização nas principais avenidas da cidade de Luanda. Nos anos subsequentes, foram realizadas palestras nas escolas do ensino secundário, nas Universidades e nos mercados informais de Luanda. Foram também realizados webinars com estudantes, onde se abordou a importância da poupança. Para este ano, o foco foi levar o evento para fora da Província de Luanda, tornando as acções da CMC mais abrangentes e inclusivas. O objectivo foi de consciencializar o público visado como poupar, investir e pensar na construção de um futuro sólido e financeiramente seguro.
O evento, que contou com a presença de 137 participantes, entre professores e alunos, foi dirigido pelo Dr. António Van-Dúnem, Técnico do Departamento de Comunicação e Educação Financeira da CMC.
Durante o evento foram abordados conceitos ligados ao Mercado de Capitais, tais como a importância da poupança e investimento, o sistema financeiro, os modelos de regulação em Angola, a relação entre a CMC e a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), os instrumentos financeiros disponíveis neste segmento de mercado e formas de investir nele.
A importância do Mercado de Capitais na sociedade angolana, os benefícios que este segmento do sistema financeiro pode trazer ao cidadão, acesso ao Portal do Investidor e formações, foram algumas das questões apresentadas pelos participantes e respondidas pela CMC.
Esta iniciativa faz parte do Programa de Educação Financeira da CMC, iniciado em 2016, e visa contribuir para o aumento do grau de literacia financeira da comunidade estudantil angolana, disponibilizando informações úteis sobre os diferentes instrumentos financeiros disponíveis para investimento e partilha de boas práticas de actuação no Mercado de Capitais.