CMC encerra a Semana Mundial do Investidor

teste

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou, no dia 10 de Outubro de 2025, no auditório da Universidade Gregório Semedo (UGS), o encerramento da IXª Edição da Semana Mundial do Investidor (SMI), uma iniciativa global promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO).

Subordinada ao tema “Tecnologia e Finanças Digitais, Inteligência Artificial e Prevenção de Fraudes e Burlas”, a edição de 2025 decorreu com um conjunto de actividades dedicadas à promoção da literacia financeira e à protecção do investidor.

A cerimónia de encerramento contou com a realização de um painel sobre “Activos Digitais, Burlas e Fraudes Online”, visando explorar os desafios da economia digital, promover a segurança, a literacia financeira e a protecção dos investidores no mercado de capitais angolano.

O evento, com a moderação foi de Flávia Quissua, quadro da CMC, contou com a participação de Evaristo Mulonde, representante da Bitcoin Angola, José Moma e Jurandi Panzo, ambos representantes do Banco Nacional de Angola, e Adérito Neto, representante da Bolsa de Dívida e Valores de Angola.

Durante o certame, foi ainda lançada oficialmente a Vª Edição do Concurso Científico CMC&U, dedicado à estudantes universitários finalistas e pré-finalistas que queiram mostrar o seu talento e conhecimento sobre o Mercado de Capitais em Angola. Os grupos vencedores serão galardoados com um estágio profissional remunerado de 3 meses na CMC, equipamentos informáticos para cada participante, prémios monetários e outras beneficies.

Para encerrar o evento, o Dr. Vasco Januário, Administrador Executivo da CMC, reafirmou no seu discurso o compromisso inabalável da CMC em promover um mercado de capitais moderno, seguro e inclusivo, alinhado com as melhores práticas internacionais.   

A Semana Mundial do Investidor teve como objectivo principal promover a cultura do investimento entre os agentes económicos, estudantes e sociedade em geral, e melhorar os níveis de literacia financeira por via painéis de debate, entrevistas em rádio e televisão, palestras e outras actividades voltadas à poupança e ao investimento.