Comissão do Mercado de Capitais participa no XIII Fórum Economia e Finanças da ABANC

teste

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), representada pela Presidente do Conselho de Administração, Dra. Vanessa Simões, participou, no dia 19 de Novembro, no XIII Fórum Economia e Finanças da Associação Angolana de Bancos (ABANC), ocorrido numa unidade hoteleira da cidade capital.

O evento, alusivo ao 26º aniversário da ABANC e com tema “Financiamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) em Tempos de Transformação Global”, serviu para reflectir sobre os desafios e oportunidades que Angola enfrenta no ecossistema das MPMEs, considerando as dinâmicas globais, o papel da indústria bancária e que contributos já foram dados para a alavancagem deste segmento tão relevante para a diversificação económica de Angola, tendo reunido ilustres figuras do sistema financeiro e empresarial angolano bem como convidados de organizações internacionais, representadas ao mais alto nível.

Trata-se de um tópico central para o desenvolvimento económico, considerando o papel fundamental das MPMEs na geração de empregos, na inovação e no crescimento sustentável das economias, especialmente em contextos de mudanças globais e desafios internos. 

O evento, que contou com a abertura do Presidente da Direcção da ABANC, Dr. Mário Nascimento, foi encerrado pela Presidente do Conselho de Administração da CMC, Dra. Vanessa Simões, que afirmou no seu discurso que “as MPMEs são o pilar do desenvolvimento económico, social e humano do nosso país, representando uma força vital para a criação de empregos, o fomento à inovação e a promoção da inclusão financeira. No entanto, estamos cientes dos desafios que essas empresas enfrentam para prosperar, especialmente no que toca ao acesso ao financiamento em um mercado cada vez mais complexo e globalizado. Por isso, é nosso dever colectivo - entre reguladores, governo e sector financeiro - construir um ambiente de apoio e fomentar iniciativas que garantam que as nossas MPMEs tenham condições para desenvolver todo o seu potencial.”

Por fim, concluiu que “ao celebrarmos o 26.º aniversário da ABANC, reflectimos sobre o impacto que todos nós temos na construção de um ecossistema de apoio às MPMEs que seja inclusivo, resiliente e preparado para as mudanças. A ABANC, ao longo desses anos, tem sido um parceiro essencial nesse processo, promovendo a integração do sistema bancário e financeiro em benefício de Angola.” 

A ABANC é a entidade que representa o sector bancário angolano e congrega 23 Bancos. A instituição tem a finalidade de representar os seus associados junto das entidades responsáveis pela definição do quadro regulamentar em que se desenvolve a actividade bancária e pela elaboração da política económica, contribuindo, desse modo, para melhorar a qualidade de serviço da banca nacional.