Comissão do Mercado de Capitais realiza Roadshow Final do Programa Emergentes

teste

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou, no dia 10 de Julho de 2025, o Roadshow Final do Programa Emergentes, evento ocorrido nas instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda. 

Promovido em parceria com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Projecto Envolver, Deloitte, Ernest & Young, Acelera Angola e as Sociedades Gestoras de Organismos de Investimento Colectivo, o evento teve como objectivo apresentar as PME às potencialidades do mercado de capitais através do encontro com entidades que gerem OICs de capital de risco e outros potenciais investidores. 

As honras da casa foram feitas pelo Dr. Osmar dos Santos, Administrador da ENAPP, tendo dado as boas-vindas aos participantes e enfatizado o papel da ENAPP como centro de formação e inovação institucional. No seu discurso de acolhimento, destacou também que o Roadshow simboliza o culminar de um exigente percurso de mentoria e desenvolvimento de competências, orientado para empoderar os empresários angolanos e facilitar o seu acesso ao mercado de capitais. Salientou ainda o orgulho da ENAPP em acolher um evento de grande impacto para o sector empresarial nacional.

O evento prosseguiu com o discurso de abertura por parte do Administrador Executivo da CMC, Dr. Vasco Januário, que realçou que o programa constitui uma expressão de articulação estratégica entre o apoio ao empreendedorismo e o reforço da inclusão financeira. Sublinhou ainda a importância da orientação técnica e da mentoria especializada, assim como do contacto directo das PME com investidores, para transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis. Acrescentou, por fim, que iniciativas como o Programa Emergentes promovem a formação e a formalização das empresas, criando pontes entre o capital disponível e o talento empreendedor angolano. 

De seguida, as oito empresas seleccionadas para participarem do evento tiveram a oportunidade de apresentarem os seus planos de negóciostendo-se gerado questões e contributos por parte de uma plateia atenta composta por representantes de sociedades gestoras de fundos de investimentos e outros investidores institucionais como o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) e o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FGC).

Para concluir o evento, a Administradora do INAPEM, Dra. Ana Celeste, reconheceu os desafios enfrentados pelas micro, pequenas e médias empresas em Angola e exaltou iniciativas como o Programa Emergentes, que visa proporcionar as ferramentas necessárias para que os empreendedores possam de facto aprimorar as habilidades empresariais e em simultâneo ampliar o seu alcance a uma vasta rede de potenciais investidores.