CMC participa na III Conferência sobre Sustentabilidade na Banca promovida pela ABANC

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Elmer Serrão, e pelo Administrador Executivo, Dr. Vasco Januário, participou no dia 1 de Julho, no Hotel Epic Sana, na III Conferência sobre Sustentabilidade na Banca.
O encontro, promovido pela Associação Angolana de Bancos (ABANC) e com tema “Financiamento Sustentável e a Importância de uma Taxonomia Climática e Social para Angola”, reuniu especialistas, autoridades governamentais e ilustres representantes do sector financeiro e bancário para debater práticas de finanças responsáveis.
O programa incluiu abertura pelo Presidente da ABANC, Dr. Mário Nascimento, e pela Vice-Governadora do Banco Nacional de Angola (BNA), Dra. Maria Juliana de Carvalho Van-Dúnem de Fontes Pereira, seguida de uma apresentação com tema “Mudanças Climáticas, Perdas Económicas e o Financiamento Sustentável” com a especialista do Programa Europeu de Apoio à Gestão de Finanças Públicas, das Empresas Públicas, Parcerias Público-Privadas e inclusão Financeira em Angola, Dra. Sofia Santos, bem como uma apresentação sobre o papel do Banco Central na promoção de um financiamento sustentável efectuada por um representante do BNA.
Uma primeira mesa redonda debateu desafios e oportunidades que o financiamento sustentável pode trazer ao sector financeiro com representantes do BNA, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), International Finance Corporation (IFC), Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), bem como líderes do Banco de Fomento Angola (BFA), Banco de Crédito do Sul (BCS); foi também discutida a importância da taxonomia climática e social para Angola, bem como o acordo UE Angola de facilitação de investimentos sustentáveis.
A conferência reuniu igualmente directores nacionais dos ministérios das finanças, planeamento e ambiente numa segunda mesa redonda sobre “A importância das Políticas Públicas e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável de Angola”. Este momento contou com a participação do Administrador Executivo da CMC, Dr. Vasco Januário, que ressaltou o papel do sistema financeiro na captação de recursos para projectos verdes, a necessidade de uma taxonomia nacional para padronizar investimentos sustentáveis e a importância de políticas públicas e articulação entre reguladores e sector privado para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Em síntese, a participação da CMC reforça o seu compromisso com o desenvolvimento de um sistema financeiro angolano mais sustentável, inclusivo e alinhado às metas internacionais.
O evento foi encerrado por Sua Excelência, o Secretario de Estado para o Investimento Público, Dr. Ivan Manuel Marques dos Santos, que reafirmou o compromisso do Governo com as questões relacionadas sustentabilidade.