CMC Realiza Reunião Ordinária do Conselho Consultivo

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou, no dia 18 de Março, a primeira reunião do seu Conselho Consultivo do exercício económico de 2025, com o objectivo de discutir as actualidades do Mercado de Capitais.
A reunião, que decorreu nas instalações do Hotel Epic Sana, foi presidida pelo Dr. Elmer Serrão, Presidente do Conselho de Administração da CMC, e contou com a participação de representantes e membros do Conselho Consultivo.
Nas suas palavras de abertura, o PCA da CMC, Dr. Elmer Serrão, destacou a importância do encontro, afirmando que, em nome do Conselho de Administração da CMC, não podia deixar de expressar o seu agradecimento pela presença dos membros do Conselho Consultivo. Referiu igualmente que, apesar da reunião ocorrer poucos meses após o último encontro, a necessidade de discussão sobre os desafios e oportunidades actuais do mercado de capitais é sempre urgente e enfatizou ainda que o principal objectivo da reunião, foi de auscultar atentamente o mercado, incluindo os órgãos reguladores, entidades do sector, emitentes, entre outros stakeholders que fazem parte do ecossistema do mercado de valores mobiliários.
A agenda incluiu, entre outros temas, a performance do mercado, o balanço do novo modelo operacional do mercado de capitais angolano, o ponto de situaçãodas iniciativas regulatórias da CMC, bem como os principais desafios para o desenvolvimento do mercado de capitais em termos de: i) dinamização da participação de investidores; ii) alargamento da base de emitentes; e (iii) profundidade e liquidez do mercado.
Estiveram presentes na reunião diversas entidades, incluindo os Membros do Conselho de Administração da CMC, representantes das Sociedades Gestoras de Organismos de Investimento Colectivo (SGOIC), Administração Geral Tributária (AGT), Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), representantes da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), BFA Fundo de Pensões, Associação Angolana de Bancos (ABANC), Banco Caixa Geral de Angola, Banco BAI, Áurea SDVM, Standard Invest e a Madz Global.