CMC realiza 2.º sessão de esclarecimento sobre o SDI destinada aos Órgãos de Comunicação Social

teste

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), enquanto entidade responsável pela promoção, supervisão, fiscalização e regulação do mercado de capitais em Angola, realizou, no dia 17 de Julho de 2025, nas suas instalações, a segunda sessão de esclarecimento sobre o Sistema de Difusão de Informação (SDI) destinada aos Órgãos de Comunicação Social. 

Sob a condução da Dra. Melissa Pataca, Técnica do Gabinete de Supervisão de Emitentes e Auditores, o referido encontro visou criar sinergias entre a CMC e os meios de comunicação social, no sentido de fortalecer a cooperação institucional e apresentar o SDI – uma ferramenta digital desenvolvida para garantir a divulgação equitativa e atempada de dados relevantes sobre as sociedades emitentes de valores mobiliários admitidos à negociação em mercado regulamentado.

A sessão iniciou com a intervenção da Dra. Eliana Kapinãla, Directora do Gabinete de Supervisão de Emitentes e Auditores, que destacou o SDI como instrumento estratégico para fortalecer a confiança dos investidores. Em seguida, a Dra. Melissa Pataca explicou os conceitos-chave — o papel da CMC, dos emitentes e os tipos de informação obrigatória (informação privilegiada, de prestação de contas, operações de dirigentes, alienação de acções próprias, pagamento de cupão e dividendos e participações qualificadas) — e detalhou o fluxo legal de comunicação: submissão da informação à CMC pelos emitentes, publicação no portal e notificação automática aos meios de comunicação. A demonstração ao vivo da plataforma evidenciou a possibilidade de filtragem de dados e acesso ao histórico de informações divulgadas sobre os emitentes.

No encerramento, durante o painel de perguntas e respostas, discutiu-se a colaboração entre a CMC e os Órgãos de Comunicação para ampliar o alcance das informações, mantendo altos padrões éticos no jornalismo económico. 

Com este acto, a CMC pretende reforçar a transparência, a circulação de informação e o envolvimento activo dos diversos intervenientes no sistema financeiro.