Finfluencers e Mercado de Capitais: A Importância da Informação Confiável

Os "finfluencers" são pessoas que usam as suas contas pessoais nas redes sociais, websites e podcasts para divulgar conteúdos sobre temas financeiros (incluindo sobre investimentos em mercado de capitais) ou para promover produtos e serviços financeiros, podendo influenciar, com as suas opiniões, informações e/ou recomendações, decisões de investimento do publico em geral.
A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) reconhece que os "finfluencers" podem desempenhar um papel importante na promoção da literacia financeira em Angola, na medida em que conseguem alcançar segmentos da população que, de outro modo, não seriam facilmente acessíveis, e aí divulgar informação financeira para um publico mais vasto e diversificado.
Contudo, a CMC alerta para a necessidade do investidor ter sempre algum cuidado com a qualidade da informação partilhada por "finfluencers" deve ser avaliada criticamente, pois nem todos os finfluencers têm as qualificações necessárias ou a neutralidade necessária para partilhar informação sobre produtos e serviços de investimento, podendo igualmente estar mal informados, levando os seus seguidores/subscritores a tomar decisões financeiras erradas ou desadequadas, com eventuais perdas financeiras.
Assim, a CMC recomenda o seguinte:
• Aceda sempre a fontes oficiais para obter informação adicional sobre um investimento ou instrumento financeiro de forma a validar a qualidade e completude da informação divulgada pelo finfluencer.
• Procure elementos na informação divulgada e noutra disponível que permitam avaliar criticamente os conhecimentos e a seriedade do finfluencer para divulgar informação sobre instrumentos financeiros, mercados financeiros e investimentos.
• Questione o finfluencer se está a receber algum tipo de compensação pelos produtos ou serviços que está a promover – fica assim a saber se existe um propósito comercial por detrás do aconselhamento ou não.
• Suspeite sempre de promessas exageradas, irrealistas ou de retornos elevados sem risco: "mantenha os pés na terra!".
Por fim, vale lembrar que os finfluencers não são consultores de investimento em valores mobiliários e instrumentos derivados, razão pela qual não podem fazer aconselhamento personalizado sobre investimentos nesta matéria. Em caso de dúvida consulte a Comissão do Mercado de Capitais.