Estudantes da Universidade Católica de Angola vencem a IV Edição do concurso científico promovido pela CMC

teste

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou, no dia 26 de Junho de 2025, no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda, a Cerimónia de entrega de Prémios da IV Edição do Concurso Científico Nacional “CMC e Universidades” (CMC&U), onde estudantes da Universidade Católica de Angola foram os grandes vencedores.

O concurso, de abrangência nacional, tem como objectivo o estímulo do conhecimento da classe universitária sobre o mercado de capitais, incentivando os estudantes a realizar investigações no sentido de contribuir para a dinamização do mercado através da produção de trabalhos científicos.

A cerimónia contou com a presença do Governador do Banco Nacional de Angola (BNA) Dr. Manuel António Tiago Dias; do Presidente do Conselho de Administração (PCA) da CMC, Dr. Elmer Serrão; da representante do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologias de Informação, Dra. Yolanda Fuma; do representante da PCA da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), Dr. Herinelto Casimiro; de um representante da Reitoria da Universidade Católica de Angola, para além de ilustres responsáveis das Sociedades Distribuidoras e Corretoras de Valores Mobiliários. 

O evento foi aberto pelo Administrador Executivo, Dr. Vasco Januário, que salientou não apenas o reconhecimento dos melhores trabalhos científicos, mas também o talento, o rigor e a visão crítica da juventude angolana, assim como o compromisso institucional com o investimento no capital humano como motor do desenvolvimento sustentável do país. 

Adicionalmente, frisou que a cerimónia é um momento de reconhecimento e de reflexão: “Reconhecemos o mérito dos que se destacaram mas reflectimos, igualmente, sobre a importância de continuarmos a investir na educação, na ciência e no capital humano”. E para concluir, afirmou: “é nossa ambição que, no futuro, iniciativas como o CMC&U venham a influenciar políticas públicas, programas curriculares e até novas vocações profissionais. Ao reconhecer e valorizar o mérito académico, estamos a criar um ambiente onde o conhecimento é premiado e onde os jovens se assumem como protagonistas da transformação económica de Angola”.

Já o encerramento do evento ficou a cargo do PCA, Dr. Elmer Serrão, que afirmou: “este concurso representa muito mais do que uma competição. Representa uma visão clara: a de tornar os estudantes universitários agentes activos da construção de um mercado de capitais sólido, inclusivo e dinâmico.”

Nas conclusões, recomendou a continuidade do concurso pela sua relevância na formação académica e na aproximação entre a CMC e o meio universitário angolano, principalmente num tempo em que a tecnologia, e em particular a inteligência artificial, oferece soluções rápidas, mas também levanta questões sobre a originalidade e a integridade do conhecimento. Neste contexto afirmou: “é verdadeiramente inspirador constatar que os nossos jovens académicos continuam a escolher o caminho da excelência, da honestidade intelectual e do compromisso com o saber autêntico”.

Com quatro edições realizadas, o CMC&U consolida-se como um importante instrumento de promoção do mercado de capitais e de desenvolvimento de competências científicas nos futuros profissionais do sector financeiro. Em particular, nesta edição, os jurados avaliaram 42 trabalhos, representando um aumento de 14% comparativamente ao ano anterior, o que reflecte um maior nível de exigência por parte do concurso, mas também um crescente interesse da comunidade académica em participar activamente nas discussões sobre o desenvolvimento do mercado de capitais. Este aumento não é apenas quantitativo, mas também qualitativo, uma vez que o processo de construção de um trabalho científico impõe desafios concretos e reais, exigindo perseverança, disciplina e um grande compromisso com a excelência.

Em entrevista concedida aos órgãos de comunicação social, os vencedores enfatizaram que este concurso representa uma forma de reconhecimento e mérito de jovens esforçados. Como gratificação, o grupo irá beneficiar de prémios como computadores, valores monetários, certificados de participação e um estágio profissional na CMC.