CMC participa na 50ª Conferência Anual da IOSCO no Qatar

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) participou de 11 a 15 de Maio, em Doha-Qatar, na 50ª Reunião Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO). A delegação angolana esteve composta pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Elmer Serrão, Administrador Executivo, Dr. Vasco Januário, e pela Directora do Gabinete de Cooperação, Dra. Zénea Leitão.
O evento juntou reguladores do Mercado de Capitais de todo o mundo e membros da comunidade financeira internacional, estando presentes profissionais de distintas áreas do sector financeiro, decisores políticos, académicos e investidores, para discutir questões importantes relacionadas com os mercados de valores mobiliários e instrumentos derivados.
Durante a conferência, a CMC participou activamente nas sessões técnicas e nos grupos de trabalho em que tem assento, nomeadamente: o Comité Regional África/Médio Oriente (AMERC), o Comité dos Mercados em Crescimento e Emergentes (GEMC), o Comité para Investidores de Não Institucionais (C8), o Comité dos Presidentes e o Comité de Enforcement e Troca de Informações, este último no âmbito do Memorando Multilateral de Entendimento da IOSCO (MMoU).
A delegação angolana integrou ainda painéis de discussão dedicados a temas estratégicos para o sector, com especial enfoque na inclusão financeira. Esteve igualmente presente na sessão Bloomberg Breakfast, espaço reservado a troca de experiências entre reguladores, investidores e líderes do mercado sobre as principais tendências e desafios que moldam o sistema financeiro global.
Em suma, a participação na 50ª Conferência Anual da IOSCO representou um marco relevante para a CMC, ao consolidar a sua presença no cenário internacional e reafirmou o compromisso de Angola com a cooperação multilateral, a integridade, resiliência dos mercados de capitais e com os mais elevados padrões internacionais de regulação e supervisão dos mercados financeiros. Membro ordinário da IOSCO desde 2017, a CMC tem vindo a desempenhar um papel activo na promoção da transparência, integridade e eficiência do mercado de capitais, tanto a nível nacional como internacional.
A IOSCO é o organismo internacional que reúne as autoridades reguladoras de valores mobiliários de todo o mundo e é reconhecida como a entidade que estabelece as normas mundiais para o sector dos valores mobiliários. A organização desenvolve, implementa e promove a adesão a normas internacionalmente reconhecidas para a regulação dos valores mobiliários.