A CMC é dirigida por um Conselho de Administração nomeado pelo Despacho Presidencial n.º 223/22, de 28 de Setembro, composto por uma Presidente e quatro Administradores Executivos.
Nomeada Presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), pelo Despacho Presidencial n.º 233/22, de 28 de Setembro.
Pertenceu ao Conselho de Administração da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), onde exerceu a função de Administradora Executiva, tendo sobre a sua responsabilidade as esferas jurídica, regulatória e administrativa.
Na BODIVA, exerceu ainda a função de coordenação de diversas áreas, nomeadamente, do Gabinete da Comissão Executiva, do Departamento Jurídico e Regulatório e do Gabinete de Compliance e Gestão de Risco.
Vanessa Simões, iniciou o seu percurso profissional no ramo da Advocacia, em 2012, tendo exercido a função de Consultora em diversos ramos jurídicos, arrecadando uma vasta experiência em processos de mediação, contencioso bancário e consultoria jurídica de investimento.
Mestre em Ciências Jurídico Forenses, na vertente de Direito Civil/Penal, pela Universidade Católica de Lisboa, Portugal. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, também em Portugal. Concluiu o Kellog/Católica Advanced Management Program CPLP, 2022.
Nádia Pinto, casada, de nacionalidade angolana, nasceu aos 04 de Maio de 1978.
Nomeada Administradora Executiva da Comissão do Mercado de Capitais, em 2021 e reconduzida pelo Despacho Presidencial n.º 233/22, de 28 de Setembro, mantendo, sob sua responsabilidade, o pelouro da Regulação e Serviços Jurídicos.
Na CMC exerceu as funções de Assessora Jurídica do Presidente do Conselho de Administração, Secretária Executiva do Conselho de Administração, Directora do Departamento de Política Regulatória e Normas.
No Ministério das Finanças exerceu as funções de Chefe de Departamento Técnico Jurídico do Gabinete Jurídico e Directora do Gabinete do Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro.
Licenciada em Direito, na vertente Jurídico-Económica, pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), efectuou um estágio na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, congénere de Portugal, no Departamento de Assuntos Jurídicos e Contencioso bem como no Departamento de Supervisão de Mercados, Emitentes e Informação.
Edna Mascarenhas, casada, de nacionalidade angolana, nasceu aos 10 de Fevereiro de 1991.
Nomeada Administradora Executiva da Comissão do Mercado de Capitais, em 2019 e reconduzida pelo Despacho Presidencial n.º 233/22, de 28 de Setembro, responde agora pelo pelouro de Administração e Finanças.
Na CMC, exerceu a funções de Administradora Executiva para o pelouro da Supervisão, Administradora Executiva para o pelouro da Promoção, Directora do Gabinete de Vigilância e Investigação do Mercado, bem como do Departamento de Supervisão dos Organismos de Investimento Colectivos.
Mestre em Finanças pela Universidade Católica do Porto e licenciada em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Angola.
Ludmila Dange, casada, de nacionalidade angolana, nasceu aos 15 de Maio de 1987.
Nomeada Administradora Executiva da Comissão do Mercado de Capitais pelo Despacho Presidencial nº 233/22 de 28 de Setembro, responde pelo pelouro da Supervisão.
Na CMC exerceu as funções de Assessora do Conselho de Administração, Directora do Gabinete de Desenvolvimento do Mercado, Directora do Departamento de Estudos, Estratégia e Desenvolvimento, Directora do Gabinete de Vigilância Investigação do Mercado e Emitentes, Assistente do Administrador para o Pelouro da Promoção, Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Estratégia do Departamento de Estudos Estratégia e Desenvolvimento.
Membro do Sub-Comité do Mercado de Capitais do CISNA.
Pós-Graduada em Mercado de Capitais, pela Universidade de George Washington, Estados Unidos da América, Mestre em Comércio Internacional e Finanças, com distinção, pela Universidade do Oeste de Sydney-Parramatta (Noth Campus), é licenciada em Contabilidade de Custos e Gestão, com distinção, pela Universidade da Península do Cabo-Cape Town, África do Sul.
Sydney Teixeira, solteiro, de nacionalidade angolana, nasceu aos 20 de Maio de 1991.
Nomeado Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais pelo Despacho Presidencial nº 233/22 de 28 de Setembro, responde pelo pelouro da Promoção.
Foi Consultor do Ministro das Finanças, Dr. Archer Mangueira e exerceu ainda, as funções de Chefe do Departamento de Estatística das Finanças Públicas e Chefe do Departamento de Estudos e Estatística.
Exerceu a função de Presidente do Conselho Fiscal da TAAG – Linhas Aéreas de Angola e do Conselho Fiscal do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo.
Foi Secretário do Comité de Investimentos dos Fundos de Abandono do Bloco 14, Membro da Comité de Investimentos dos Fundos de Abandono do Bloco 15 e Membro do Comité de Investimentos do Fundo Soberano de Angola.
É igualmente Co-Fundador da TUPUCA.
Mestre em Finanças, com distinção, pela HULT Escola Internacional de Negócios (São Francisco) e licenciado em Finanças, com distinção, pela Universidade Estatal de Pensilvânia.
Possui formações em Programação Financeira, Instrumentos e Mercados Financeiros e Gestão Macroeconómica de Países Ricos em Recursos Naturais pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.