MISSÃO
VISÃO
Garantir a existência de um mercado de capitais transparente, dinâmico, eficiente e digno da confiança dos agentes económicos; e posicionar a CMC como organismo de supervisão dotado de competência e credibilidade.
VALORES
Rigor
A CMC considera que o rigor – cumprir todos os procedimentos, ser exacto, restritivo, cuidadoso e exigente – é a garantia de um trabalho de qualidade, visando a excelência. O rigor consolida princípios, processos, metodologias, comportamentos e formas de ser e estar. O rigor cria hábitos de trabalho eficazes e eficientes e reforça a certeza na concretização dos objectivos.
Integridade
No cumprimento da missão da CMC, cada um dos seus colaboradores executa as suas acções com honestidade, justiça, transparência e ética.
Independência
Para que a CMC possa cumprir a sua missão, é condição fundamental a de dispor de um mandato amplo e claramente definido, de tal modo que a sua actuação seja pautada por total autonomia na execução das suas acções, assim como na sua gestão patrimonial e administrativa.
Excelência
A CMC irá pautar a sua actuação pela busca permanente da excelência, deverá ser uma escola de referência para o sistema financeiro angolano.
Princípios
“Estamos Juntos”
Este princípio valoriza o espírito de equipa dos colaboradores da CMC. Ninguém na CMC é mais importante do que todos. Nenhuma Direcção, por si só, é mais importante que qualquer outra. Todas são importantes.
Todas as pessoas que trabalham na CMC têm o seu valor e a sua importância, porque o trabalho que realizam é determinante para fazer cumprir a visão e os objectivos da CMC.
Todas as pessoas são líderes do seu próprio trabalho, da sua própria actividade e responsáveis por aquilo que executam.
Cada colaborador representa a sua Direcção e a CMC. O produto do trabalho de um colaborador é o produto do trabalho da sua Direcção.
“Pensar CMC”
Pensar CMC significa um alinhamento de todos os colaboradores movidos pelo mesmo objectivo e pelos mesmos princípios. Todos colocam a CMC em primeiro lugar na sua vivência profissional e pessoal.
Pensar CMC significa que toda a equipa tem que conhecer a razão de ser da CMC, o que mobiliza o Presidente a querer que esta seja uma referência no mercado financeiro e a estratégia definida para o seu posicionamento.
As Pessoas são o capital mais importante da CMC, pois são elas é que realizam as actividades necessárias para a concretização dos objectivos da CMC.
Todas as pessoas devem gostar do seu trabalho e, para isso, é necessário ter o maior domínio possível dos conhecimentos e das técnicas para melhor o executar.
“Ter Alma de Supervisor”
Compete à CMC, como autoridade de supervisão, garantir a integridade dos mercados de valores mobiliários, assegurando a protecção dos investidores contra manipulação, utilização de informação privilegiada ou outros abusos, bem como estimular a respectiva competitividade e eficiência.
Tendo “Alma de Supervisor”, dos colaboradores da CMC se espera que contribuam para:
“Pensar Liderança”
A liderança é um dos factores fundamentais e estratégicos para a concretização dos objectivos da CMC.
A liderança é o motor do desenvolvimento do capital humano da CMC, fonte de inspiração e exemplo a seguir.
O papel do líder na CMC é fazer crescer cada elemento da sua equipa, estimulando-o a querer ser cada vez melhor e mais profissional.
O líder encoraja as pessoas a trabalhar com elevados níveis de eficácia, fazendo-os acrescentar valor ao trabalho.
O líder deve ser necessariamente um modelo de referência, altamente orientado para a acção e para as pessoas. Ele é promotor de um ambiente dinâmico onde toda a equipa se sente motivada e empenhada em agir.
O papel do Líder na CMC é ajudar as pessoas a transformarem-se, fazendo-as chegar ao mais alto nível das suas competências.
A CMC tudo fará para que os seus líderes sejam inspiracionais, exercendo uma influência altamente positiva e energizante nos elementos das respectivas equipas.
As equipas são o reflexo da capacidade e do talento do seu líder. Tal paradigma reforça a responsabilidade do líder na CMC.
O papel dos colaboradores da CMC é ajudar o líder no processo da construção da sua área, tornando-a competitiva e altamente focada na concretização dos seus objectivos.
“Cultura de Serviço”
O objectivo de todos os colaboradores é satisfazer e, se possível, exceder as expectativas de todos os agentes envolvidos nos mercados de valores mobiliários: investidores (sejam eles institucionais ou individuais), emitentes, intermediários financeiros, outros protagonistas do sistema financeiro angolano.
Em todas as interacções, é da responsabilidade dos colaboradores da CMC garantirem que evidenciam comportamentos percepcionados pelos interlocutores com elevado nível de excelência e que traduzem um elevado conhecimento da sua área de jurisdição.
Cada colaborador é uma peça fundamental na prestação de um serviço de qualidade. As interacções, sejam presenciais, por telefone ou por correio electrónico, são determinantes na percepção que os agentes externos possam ter acerca da qualidade do serviço que é entregue pela CMC.
Uma interacção menos boa de apenas um colaborador ou de apenas uma área interfere sempre na imagem generalizada que se constrói acerca da CMC.
Ética Profissional
Na regulação e supervisão do mercado de valores mobiliários, ser visto como uma entidade ética e com rígidos padrões de conduta é fundamental para gerar relações de confiança.
A cultura que predomina na CMC influencia poderosamente o comportamento ético dos seus colaboradores.
A ética e a competitividade são inseparáveis.
A honestidade é um valor intrínseco à ética, tal como a confiança.
Os quadros da CMC regem-se por um Código de Conduta.
Pensar Pessoas
As pessoas que trabalham na CMC são o seu principal activo. A harmonia e a boa comunicação existente entre todas as equipas da CMC são uma das prioridades da sua gestão.
Pensar Trabalho
O trabalho é o contributo de cada colaborador para a concretização da missão e dos objectivos da CMC. O trabalho corresponde a todas as tarefas e tipo de relações que se estabelecem dentro da CMC. O trabalho implica a existência de competências específicas por parte de cada colaborador, para realizar cada tarefa e as actividades com eficácia e eficiência. É através do trabalho que se mede a produtividade de cada colaborador. O desenvolvimento do trabalho promove relações interpessoais que devem ser sempre harmoniosas, positivas e produtivas. O trabalho deve ser fonte de auto realização e de crescimento pessoal. O trabalho só é fonte de realização pessoal quando é feito com paixão.
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