A Presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Vanessa Simões, foi convidada a proferir o discurso de encerramento do XI Fórum Economia e Finanças, realizado no dia 21 de Novembro de 2022.
O evento organizado pela Associação Angolana de Bancos (ABANC), em alusão ao seu 24º aniversário, reuniu representantes de Instituições Financeiras Bancárias e Não Bancárias, tendo como tema "A Transformação Digital dos Serviços Financeiros" e visou promover um amplo debate sobre as questões que podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de negócio e a utilização de ferramentas tecnológicas que permitam agilidade organizacional, escalabilidade e estabilidade no sector bancário.
A "Banca no Futuro" foi o tema central do painel de debate com a moderação, de Marco Souto, Representante do Fundo Monetário Internacional em Angola. Como oradores participaram Luís Lélis, PCE do Banco Angolano de Investimento; Luís Teles, PCE do Standard Bank; João Matos, PCE da EMIS-Rede de Multicaixas; Júlio Correia, Administrador Executivo do Banco de Investimento Rural e Paulo Alves, Administrador Executivo do Banco Fomento Angola.
Durante o seu discurso de encerramento, Vanessa Simões, afirmou ser inegável o papel da ABANC na criação de um sistema bancário mais robusto, eficaz e alinhado às melhores práticas. Referiu, ainda, que a digitalização dos serviços é um caminho inevitável, a ser percorrido pelas instituições do sistema financeiro. Contudo, a transformação digital que é exigida, deve ser acompanhada por mecanismos de mitigação dos riscos. Adicionalmente, reconheceu os benefícios da transformação digital dos serviços financeiros, com destaque para a inclusão financeira, mas alertou sobre os desafios a que os reguladores estarão sujeitos.
A Presidente da CMC, enfatizou que no Mercado de Capitais já é visível a materialização da economia digital e lançou um desafio aos agentes de intermediação que operam no mercado angolano, para que facilitem a conexão entre os investidores e a Bolsa de Valores.
No final do seu discurso, Vanessa Simões, felicitou a ABANC por mais um ano e pela iniciativa de promover um Fórum onde players do mercado são levados à reflexão e intercâmbio de ideias e experiências sobre temas de interesse comum entre reguladores e operadores do Sistema Financeiro Angolano.
Assista ao evento acedendo ao link.
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.