Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

ANGOLA PARTICIPA NA 46ª REUNIÃO BIANUAL DO CISNA

Angola, representada pela Administradora Executiva da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Dra. Ludmila Dange, pelo Assessor para Cooperação desta mesma instituição, Dr. Sebastião Manuel, e pela Administradora Executiva da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Dra. Filomena Manjata, participa de 02 a 06 de Outubro de 2023 na 46ª Reunião Bianual do Comité de Seguros, Valores Mobiliários e Autoridades Financeiras Não-Bancárias (CISNA), a decorrer em Swakopmund, na Namíbia.

Sob a liderança de Kenneth S. Matomola, CEO da Autoridade de Supervisão das Instituições Financeiras da Namíbia (NAMFISA) e Presidente do CISNA, nesta reunião foram enfatizadas temáticas como harmonização legislativa, capacitação, desenvolvimento de mercado, bem como protecção e educação do consumidor na região da SADC. Adicionalmente, o Dr. Matomola ressaltou a activa promoção de medidas Anti-Branqueamento de Capitais, Contrafinanciamento do Terrorismo e Prevenção de Crimes Financeiros (AML/CFT/CFP) nas instituições financeiras não bancárias.

Destaca-se, ainda, que, após a reunião geral anual, o CISNA hospedará sessões de capacitação com temas como tecnologia financeira (FINTECH), economia verde e a igualdade do género na SADC.

A conferência culmina com a eleição de novos membros dos subgrupos de trabalho, um exercício realizado a cada dois anos, conforme as regras do CISNA, onde destaca-se a entrada de dois colaboradores da CMC, sendo estes o Dr. Herlânder Diogo, Director do Departamento de Política Regulatória e Normas, e a Dra. Denise Pitta Grós, Técnica Sénior do Gabinete de Desenvolvimento do Mercado.

O CISNA foi instituído em Junho de 1998, nos termos do artigo 2º do Protocolo de Finanças e Investimento (FIP) da Comunidade de Desenvolvimento da África do Sul (SADC), como um comité de autoridades responsáveis pela supervisão de seguros, títulos e instituições financeiras não bancárias nos Estados Membros da SADC.

O objectivo do CISNA é o de facilitar o desenvolvimento e a implementação de um quadro regulamentar harmonizado para os estados membros da SADC que permita o crescimento e desenvolvimento dos respectivos mercados financeiros, reduza o potencial de risco sistémico, informe e proteja os consumidores, mobilize fluxos de capital e contribua para a prosperidade da região.

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.