O GAFI (Grupo de Acção Financeira) e o ESAAMLG (Eastern and Southern Africa Anti-Money Laundering Group, em Português - grupo de países da África Austral e Oriental), publicaram no dia 16 de Junho de 2023 nas suas páginas oficiais (https://www.esaamlg.org/index.php/Countries/readmore_members/Angola), o relatório da segunda ronda de Avaliação Mútua de Angola.
Este relatório apresenta a avaliação de Angola com base nas Recomendações do GAFI de 2012, usando a metodologia de 2013 no que respeita ao seu sistema de prevenção e combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa (BC/FT/PADM).
Os dados presentes no relatório são referentes ao período de 2017 a 2021, incluindo informação até Junho de 2022, disponibilizados pelas instituições nacionais, bem como, por informação obtida pelos avaliadores do ESAAMLG durante a sua visita on-site em Angola.
No relatório são apresentadas as notações de Angola, quanto ao cumprimento das 40 Recomendações do GAFI, bem como o seu nível da eficácia. De um modo geral, tendo em vista as conclusões do documento, o país apresenta necessidades de melhorias, quanto à prevenção e combate do BC/FT/PADM, estando agora numa fase de acompanhamento das recomendações dos avaliadores, constantes no relatório.
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.