Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

COMISSÃO DO MERCADO DE CAPITAIS PARTICIPA NO CICLO DE WEBINARS PROMOVIDO PELA MG ADVOGADOS

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), representada pela sua Presidente do Conselho de Administração (PCA), Dra. Maria Uini Baptista, participou, no dia 14 do corrente mês, do II Ciclo de webinars promovido pela MG ADVOGADOS que abordou sobre "O Sistema Financeiro Angolano e as Empresas", tendo como tema central "Desenvolvimento, Credibilidade e Inovação" voltado para o Mercado de Valores Mobiliários.

Este evento, cuja transmissão foi online, teve o acto de abertura procedido pela Dra. Maria Uini Baptista, no qual, foi realçado o compromisso da CMC de, além de supervisionar e regular o mercado de capitais em Angola, indicar as famílias e empresas sobre as alternativas de financiamento e de canalização de poupança que existem na economia angolana.

Durante o discurso de abertura a PCA elencou o engajamento da CMC em trazer para o mercado financeiro uma nova realidade e maneira de fazer negócios, fomentando uma cultura de transparência, de governance, de boas práticas, de relato financeiro e de sustentabilidade, sendo que estas configuram-se como as principais características do mercado de valores mobiliários.

À visto disto, e apesar dos enormes desafios que devem ainda ser percorridos para melhor actuação no mercado, os números referentes ao mercado de capitais no País ilustram uma tendência crescente, maioritariamente, assim como dados animadores nos últimos anos, podendo, no entanto, ser medidos pelos resultados atingidos pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), que evidenciou, nos primeiros oito meses do ano, um volume de negociação que totalizou cerca de 695 mil milhões de Kwanzas, o que representa uma média mensal na ordem dos 86,9 mil milhões de Kwanzas, asseverou a PCA, Dra. Maria Uini Baptista no seu discurso de abertura.

Realçou também que, no mesmo período, a indústria de fundos de investimentos geriu activos na ordem dos 472 mil milhões de Kwanzas, pelo que, a indústria dos derivados celebrou contratos na ordem dos 2,43 milhões de Kwanzas.

Recorde-se que a CMC tem procurado criar condições para que os emitentes, investidores, agentes de intermediações, consultores jurídicos, entre outros players, tenham acesso a toda a informação necessária para actuarem no mercado com segurança, uma vez que proporcionar um ambiente regulatório seguro e maior protecção aos investidores constitui o centro das prioridades.

Ao longo do ciclo de webinars, a MG Advogados programou para os eventos a participação de Rui Minguêns - Vice-governador do Banco Nacional de Angola, Irisolange Verdades - Administradora Executiva do Banco Angolano de Investimento, Francisco França - CEO da Mota-Engil, Elmer Ferrão - PCA da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, Pedro Neto - CEO da Eaglostone, Odair Costa - Administrador Executivo da BODIVA, entre outras importantes instituições e os respectivos representantes.​

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.