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CMC ESCLARECE O PAPEL DOS AGENTES DE INTERMEDIAÇÃO E INFRA-ESTRUTURAS DE MERCADO EM LIVE NO INSTAGRAM

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou no dia 28 de Abril do corrente ano, pelas 18h30, uma live na sua página oficial do Instagram (cmc_ao), com o tema "Os Agentes de Intermediação e Infra-estruturas de Mercado".

O seu objectivo foi dar a conhecer ao público em geral o papel que estes desempenham e a sua importância para o mercado de valores mobiliários angolano (MVM).

Como o próprio nome sugere, os intermediários financeiros são os agentes que fazem a mediação de transacções financeiras, transferindo dinheiro dos agentes superavitários (que passam a ser credores) para os agentes deficitários (que se tornam devedores). Actualmente, estão registados na CMC 27 intermediários financeiros, sendo eles 24 Bancos e 3 Corretoras.

A live, conduzida por Andilson Clemente, Técnico da Divisão de Educação Financeira da CMC, contou com a participação de Hermenegilda Gomes, Técnica Economista do Departamento de Supervisão de Intermediação Financeira e Infraestruturas de Mercado da CMC.

Juntos esclareceram as dúvidas apresentadas pelos internautas no que diz respeito à definição e importância da existência de intermediários no sistema financeiro de um país, o tipo de informação que o intermediário financeiro deve transmitir ao potencial investidor, as responsabilidades que a CMC tem em relação a estes, a diferença entre corretoras de valores mobiliários e bancos/distribuidoras e os requisitos necessários para o exercício da actividade em Angola.

Foram igualmente divulgadas as matérias, os procedimentos e as regras que podem auxiliar os potenciais investidores numa possível tomada de decisão de investimento e incentivada a aposta neste segmento de mercado, enquanto canal alternativo e complementar para o financiamento da economia angolana.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da realização de acções que promovam o reforço da imagem institucional da CMC, assegurem o conhecimento e entendimento do seu papel enquanto entidade reguladora e garantam a percepção da mesma como uma presença incontornável no mercado, através da promoção de uma política de proximidade com o público em geral, factor que a CMC definiu como parte integrante da sua estratégia para dinamização do MVM em Angola.

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