Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

UM EM CADA TRÊS VENDEDORES EM LUANDA NÃO TEM CONTA BANCÁRIA, CONCLUI O CNEF

O Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF) elaborou um estudo sobre os mercados informais da capital, no qual, concluiu que um em cada três vendedores nos mercados de Luanda não tem conta bancária. 

O inquérito foi realizado nos mercados do Kikolo 1 e 2, Congolenses, Catinton e 30. 

Nestas áreas, constatou-se que 63% dos vendedores não estão bancarizados e apenas 37% tem conta num dos bancos que operam no País. 
Os mercados do Kikolo 2 e Congolenses são os locais com maiores taxas de bancarização, 62,4% e 57,5% respectivamente. Por outro lado, os mercados com mais comerciantes que não fazem parte do sistema bancário são o do 30, com uma taxa de bancarização de 24,1% e o do Catinton com 22,7%. 

No entanto, 69% dos comerciantes que não estão bancarizados gostaria de ter uma conta bancária. Apesar de uma maioria acreditar não possuir capital suficiente (28%), há os que não confiam nos bancos (10,6%) e ainda os que não têm documentos (8%). 

O Secretário Executivo do CNEF, Luzolo de Carvalho, reconhece a existência de dificuldades para acesso a esta classe da sociedade por falta de informação. "Se não houver este acesso à informação muito dificilmente quem queira fazer dinheiro vai arriscar o seu dinheiro. Mas quando há esta informação, as pessoas já olham para o negócio com outros olhos. Por isso, os nossos números podem e devem ser melhorados em relação à bancarização" considera o representante da instituição promotora do estudo.  


​Fonte: CNEF

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.