O stock da dívida pública poderá situar-se em USD 66 mil milhões até ao final do ano, informou a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa.
A dirigente participou a 27 de Julho de 2020 em Luanda, no almoço-conferência promovido pelo grupo Media Rumo, cuja análise do Orçamento Geral do Estado (OGE) foi objecto de debate.
Durante o encontro, a Ministra das Finanças, declarou que o stock da dívida era de USD 82 mil milhões em 2017, enquanto que no ano passado, apresentou uma diminuição avaliada em USD 72 mil milhões.
"Apesar de o rácio da dívida sobre o PIB situar-se acima dos 100%, têm-se registado melhorias na gestão da dívida", sublinhou a Ministra das Finanças enfatizando que "a sustentabilidade da dívida continua a ser desafiante e a estratégia de endividamento de médio prazo deverá ser ajustada e adequada ao novo contexto".
Entre as medidas para se garantir a sustentabilidade da dívida, o Executivo tem negociado com os principais credores. Conta-se também a adesão à iniciativa da suspensão do serviço da dívida, Debt Service Suspension Initiative (DSSI).
Recorda-se que em Abril, o Comité de Desenvolvimento do Banco Mundial e os Ministros das Finanças do G20 endossaram a iniciativa de suspensão do serviço da dívida em resposta à um pedido do Banco Mundial e do FMI de conceder a suspensão do serviço da dívida aos países mais pobres para ajudá-los a gerir o impacto grave do COVID-19.
O debate sobre o OGE pode ser visto através deste link.
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.