"O Guia de Investimentos no Mercado de Valores Mobiliários para Investidores Não Residentes Cambiais", lançado pela CMC no dia 1 de Junho, foi o tema central do webinar, promovido pela Media Rumo S.A, no dia 8 de Julho.
A teleconferência, organizada pela Media Rumo S.A e o Jornal Mercado, surge no âmbito da promoção do Guia junto do público em geral e em particular para os participantes do Mercado dos Valores Mobiliários.
Aldemiro Gonçalves, Assessor do Conselho de Administração da CMC; Wamilson Rangel, Director do Gabinete de Desenvolvimento do Mercado da CMC; Francisco Garcia dos Santos, PCA da BNI Asset Management; Rui Oliveira, PCE da BFA Gestão de Activos e Raul Diniz, Coordenador do Departamento de Negociação da Bolsa de Valores e Dívida de Angola (BODIVA), foram os oradores do encontro.
"O que motivou o lançamento do Guia, foi a publicação do aviso do BNA que liberaliza os investimentos no Mercado de Valores Mobiliários", descreveu Wamilson Rangel ao proferir algumas notas introdutórias sobre a razão por trás da concepção e publicação do Guia, que, a seu ver, foi "pertinente pois informa os investidores não residentes sobre o nosso mercado".
Sobre o mercado nacional, Francisco dos Santos, afirmou existir interesse de investidores não residentes cambiais, entretanto "tem de haver mais projectos voltados à equity e menos dívida" e que o Aviso BNA n.º 15/19, de 30 de Dezembro, sobre a liberalização da conta capital, permitiu ultrapassar alguns constrangimentos legais.
Rui Oliveira referiu que os investidores se cingem a quatro métricas: "i) dimensão do mercado, ii) acesso, iii) liquidez e iv) resiliência do próprio mercado".
Ao longo do encontro, também foram abordados temas como a profissionalização dos quadros na captação de investidores e dificuldade na abertura de conta custódia (processo de guarda de activos).
"Só com quadros é que podemos impulsionar o nosso mercado", disse Aldemiro Gonçalves sobre a capacitação profissional. Sobre a questão referente à custódia, Raúl Diniz, afirma não identificar empecilhos, continuou o seu discurso dizendo que no Mercado de Capitais e operações de clientes pressupõe-se a abertura da conta desta natureza. "Actualmente na BODIVA, existem 24 membros cujos seus respectivos clientes têm uma conta".
Assista na íntegra o vídeo do webinar.
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.