O Banco Mundial alerta que a "economia mundial encolherá 5,2% este ano" devido à pandemia do COVID-19, o que resulta na pior recessão que o mundo testemunha desde a II Guerra Mundial.
A instituição financeira internacional apresentou uma visão pouco animadora para 2020, no relatório "Perspectivas Económicas Globais para 2020", emitido em Junho.
O cenário negativo pode resultar num possível encolhimento da economia mundial em até 8% este ano, seguida por uma recuperação lenta em 2021 de pouco mais de 1%, resultante da produção dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento em quase 5% em 2020.
Prevê-se ainda que os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento deverão encolher 2,5% este ano.
Quanto à actividade económica nas economias mais avançadas, pode vir a diminuir em 7% em 2020, com a procura e a oferta interna no comércio e finanças sendo severamente interrompidas.
"Essa é uma perspectiva profundamente preocupante, com a crise a deixar cicatrizes duradouras e grandes desafios globais", disse Ceyla Pazarbasioglu, Vice-Presidente para o Crescimento Equitativo, Finanças e Instituições do Grupo Banco Mundial.
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.