A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) participou no dia 28 de Maio do corrente ano, via videoconferência, num webinar de apresentação do artigo intitulado "A Educação Financeira afecta o Conhecimento e Comportamento Financeiro a Longo Prazo".
O encontro, organizado pela Rede Internacional de Educação Financeira (INFE), instituição associada à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), teve como objectivo principal analisar os efeitos casuais da implementação de programas de educação financeira perante uma amostra de 160,000 indivíduos.
No artigo, efectua-se uma análise abrangente do crescente trabalho realizado sobre educação financeira, através da utilização de metodologias e estudos rigorosos, como testes de controlo aleatórios; foco em características importantes que concorrem para a análise empírica dos dados micro, tal como a heterogeneidade nos programas e as suas particularidades; a magnitude dos efeitos no que toca ao domínio económico, concernentes aos custos dos programas por participante; e discussão aprofundada sobre como avaliar o impacto da educação financeira e se os conhecimentos obtidos diminuem a longo prazo.
Os autores, Tim Kaiser, Annamaria Lusardi, Lukas Menkhoff, and Carly Urban, acreditam que os resultados do artigo podem fornecer orientações úteis àqueles que avaliam futuros programas de educação financeira.
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.