A economia angolana caiu dois lugares e foi ultrapassada pela Etiópia e pelo Quénia, ocupando agora o quinto lugar na lista das maiores economias da África subsaariana, de acordo com a edição de Março do Relatório da Consultora FocusEconomics sobre a região da africana subsariana.
A consultora avança que Angola terá em 2020, um Produto Interno Bruto (PIB) de 72 mil milhões de dólares, abaixo dos 106 mil milhões do Quénia e os 121 mil milhões de dólares estimados para a Etiópia, que ainda assim ficam distantes dos 535 mil milhões da Nigéria e dos 363 mil milhões de dólares da África do Sul.
As perspectivas de crescimento para 2020 foram cortadas, tendo como pano de fundo a queda dos preços globais do petróleo e a deterioração da demanda global desta commodity. A economia deve emergir da recessão apoiada pelas reformas económicas em curso e pela assistência do FMI, que devem sustentar a demanda doméstica e acelerar a diversificação do sector de petróleo. Os especialistas da Focus Economics vêem o PIB a crescer 0,4% este ano, uma queda de 0,2 pontos percentuais em relação à previsão do mês passado. Em 2021, o crescimento prevê-se acelerado para 1,8%.
^
voltar ao topo
Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.