Comissão do Mercado de Capitais participa na XIV Edição do Fórum Banca
A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), representada pela Presidente do Conselho de Administração, Dra. Vanessa Simões, participou no dia 19 de Julho, em Luanda, na XIV Edição do Fórum Banca, uma iniciativa do Jornal Expansão.
Sob o tema “Sofisticação e Futuro da Banca em Angola: Novos Produtos e Serviços”, o fórum visou aprofundar o funcionamento e a relação com os clientes nos próximos anos, a digitalização dos serviços e os novos produtos que poderão contribuir para o crescimento económico do País.
O maior evento do sector da banca nacional, com o selo do Expansão, procurou fazer um prognóstico daquilo que será o funcionamento e a relação com os clientes nos próximos anos, a digitalização dos serviços e os novos produtos que poderão contribuir para o crescimento económico do País, com a participação de altos players do sector da banca e parceiros.
A Presidente do Conselho de Administração da CMC, Dra. Vanessa Simões, proferiu, em representação de Sua Excelência, a Sra. Ministra das Finanças, Dra. Vera Daves de Sousa, o discurso de abertura do certame, em que expressou uma “grande expectativa em relação ao contributo dos não-bancos para a inclusão financeira da população não bancarizada”.
De acordo com a responsável, a inclusão financeira da população não bancarizada é, hoje, o maior desafio do sistema financeiro angolano que levou à criação do Comité de Coordenação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, através do Despacho Presidencial n.º 201/23, de 25 de Agosto.
“É hoje consensual que a bancarização clássica é insuficiente para alargar os serviços de pagamentos à maioria da população, devendo ser complementada com outros formatos, ajustados à nossa realidade”, disse.
O evento contou igualmente com três apresentações: a primeira feita pelo Dr. Mário Nascimento, Presidente da Associação Angolana de Bancos (ABANC) que falou sobre "A Contribuição da Banca no Crescimento Económico do País"; a segunda intervenção feita pela Dra. Inês Filipe, PCA da KPMG, que apresentou os "Novos Produtos Bancários que podem Alavancar a Economia"; a terceira e última ficou a cargo do economista Wilson Chimoco que abordou o tema das "Mudanças na Relação da Banca com os Seus Clientes e outros Operadores de Mercado", tendo o discurso de encerramento ficado sob a responsabilidade do Vice-Presidente da Associação Angolana de Defesa do Consumidor de Serviços e Produtos Bancários (ACONSBANC), Wilson de Sousa.
A mesa redonda que se seguiu contou com altas figuras da banca nacional, nomeadamente João Ferreira, PCE do Banco YETU, Luís Gonçalves, PCE do BFA, Luís Teles, PCE do Standard Bank Angola, Luzolo de Carvalho, PCE do BPC, Juvelino Domingos, Administrador Executivo do BAI e Ricardo dos Santos, Administrador Executivo do BIC, sob moderação de João Armando, Director do Jornal Expansão.
O Fórum Banca, organizado pelo Jornal Expansão, é um espaço privilegiado e uma referência para o sistema financeiro angolano, pela acutilância dos debates, mas também pela excelência com que estimula a reflexão sobre a vida económica e social do país.